Sexualidade / Comportamento

Você é assexual?

Uma pessoa assexual é alguém que não tem interesse no ato sexual com o outro, o que não impede a formação de laços afetivos e românticos. Nada tem a ver com o celibato; visto esta ser uma escolha; ou com o Transtorno do Desejo Sexual Hipoativo (TDSH), que é uma disfunção sexual caraterizada pela ausência constante para a atividade sexual acentuando dificuldades interpessoais e sofrimento. E não, não são desprovidas de sexualidade, até porque esta não se limita à atração sexual.

Infelizmente ainda é um conceito em desenvolvimento; tal como ser uma questão de orientação sexual; visto que a sua delimitação não é propriamente exata, face ao número de pessoas que se assumem como tal. E porquê? A falta de atração surge por diversos motivos – nomeadamente traumas, problemas hormonais ou transtornos psicológicos – mas isto não quer dizer que se fale de uma pessoa assexual. Contrariamente aos motivos referidos anteriormente, a assexualidade não é nenhuma doença que necessite de acompanhamento e tratamento médico, até porque, apesar de ainda ser um conceito em desenvolvimento, o que é certo é que vários estudos atestaram não encontrar nenhuma causa específica, nem identificaram sinais patológicos nos indivíduos.

No que concerne à vertente emocional há também uma grande dúvida, isto é, assume-se que quem é assexual não sente amor pelo outro, mas este pensamento não podia estar mais incorreto. Uma grande maioria dos assexuais já esteve apaixonado, provando que efetivamente o amor nada tem a ver com a atração sexual senão vejamos, se é normal uma pessoa ter sexo com outra sem ter nenhum tipo de sentimento sem ser a atração física e sexual, onde é que isto é diferente de alguém que sente amor por outro, mas sem interesse no ato?

SAPO LIFESTYLE

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar