Entretenimento

Seus sonhos podem ser reflexos de suas emoções: Entenda

(Foto: Getty Images / Minha Vida)>

Sonhar pode carregar diversos significados em nossas vidas. E segundo uma nova pesquisa publicada no periódico “Scientific Reports”, nossas emoções ditam os caminhos de nossos sonhos.

Para os estudiosos, pessoas ansiosas tendem a ter pesadelos. Já pessoas calmas tendem a ter sonhos pacíficos que não evocam sentimentos negativos. Pilleriin Sikka, autor do estudo, afirma que a maioria das descobertas anteriores revelam que pesadelos em excesso são reflexo de distúrbios psicológicos.

Entretanto, há diversas pessoas que não foram diagnosticadas com distúrbios psicológicos, e mesmo assim, sofrem com sonhos negativos.

Como o estudo foi feito

44 participantes foram selecionados para a pesquisa e relataram seus sonhos durante um período de 21 dias. Eles também responderam perguntas sobre seus níveis de bem estar no dia a dia, além de preencherem formulários sobre sintomas de doenças psicológicas.

Resultados

Alguns elementos como sintomas depressivos ou nossa satisfação com a vida não afetaram o conteúdo de nossos sonhos. Entretanto, nosso estado mental no dia a dia modificou o que acontecia em nossos devaneios. “As emoções presentes em nossos sonhos não são criações aleatórias de nossas mentes. Elas são um reflexo de nossa saúde mental”, explica Sikka em entrevista ao PsyPost.

Conclusões

O estudo é não-conclusivo, e o próximo passo dos pesquisadores é saber como o humor influencia os sonhos e vice-versa. “Há indícios de que a fase REM do sono nos ajuda a regular as emoções, entretanto, precisamos nos aprofundar nisso”, afirma o autor do estudo.

Minha Vida, Terra