Cidades

Seu celular pode pegar em todos os municípios com ideia da Anatel

Ainda em 2019 deve entrar em vigor um acordo de roaming entre as quatro principais operadoras do país nas cidades com menos de 30 mil habitantes.

Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em conjunto com as empresas de telefonia, quer colocar em prática ainda este ano o projeto “Roaming 30K”, que prevê que todos os municípios com menos de 30 mil habitantes sejam atendidos pelo modelo de roaming de voz e dados entre as quatro principais teles do país.
Mais de 1.700 cidades já solicitaram a presença do projeto. Essa união das operadoras seguindo esse modelo pôde ser visto recentemente em Brumadinho, com um acordo de roaming entre Claro, Vivo, TIM e Oi para prover sinal 4G na região, facilitando o trabalho das equipes de resgate.

É bom deixar claro que com esse projeto “Roaming 30K”, a Anatel não está permitindo um roaming total, em que todas as operadoras acessam as redes das outras, para evitar que um cliente que esteja na área da sua prestadora seja indevidamente atendido por outra empresa, encarecendo o serviço. Inviabilidades técnicas também estão na lista dos impedimentos.

O objetivo da Anatel é que, num primeiro momento, nas cidades em que haja mais de uma prestadora, apenas uma delas seja a responsável por receber os clientes das demais operadoras que não operam naquela região.

Atualmente todos os municípios do território nacional possuem cobertura de pelos menos uma operadora. Isto significa que, com a medida, se uma operadora sempre vai atender as demais, clientes de qualquer operadora terão sinal em todos os municípios do Brasil.

Já numa segunda fase será possível viabilizar a utilização da rede de uma operadora por um usuário de outra, caso ele esteja na área de sombra de sua prestadora nativa, mesmo que exista cobertura da mesma na sede municipal. Isso deve melhorar o sinal em estradas e áreas rurais.
Segundo dados da Anatel, existem 667 municípios com menos de 30 mil habitantes com apenas uma prestadora, 1.356 com duas prestadoras, 919 com três e 1.545 com quatro ou mais.
MINHA OPERADORA
Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar