sábado, março 28, 2020
Início Destaque SES acata recomendação do MPF e regularizará falhas detectadas no Hospital Regional...

SES acata recomendação do MPF e regularizará falhas detectadas no Hospital Regional de Guarabira durante auditoria da CGU

Acatando recomendação do Ministério Público Federal (MPF), a Secretaria Estadual de Saúde (SES) se comprometeu a regularizar falhas detectadas no Hospital Regional de Guarabira (PB) durante auditoria realizada pela Controladoria-Geral da União (CGU), no ano passado. A direção da unidade hospitalar informou que executará todas as melhorias recomendadas em caráter de urgência.

Dentre as recomendações, o MPF sugeriu que a direção do hospital oriente seus prestadores de serviços para que realizem os registros nas folhas de frequência, livros de ocorrências, prontuários médicos e fichas de atendimento ambulatorial com as informações completas e concretamente fidedignas. Recomendou, ainda, que oriente os prestadores de serviços para que realizem os registros nos laudos para solicitação de autorização de internação hospitalar (AIH), bem como o espelho da AIH (relatório com dados dos procedimentos para cobrança da internação) com as informações completas e concretamente fidedignas, especialmente no que se refere ao registro do profissional solicitante da internação. O MPF recomendou, também, que passem a registrar de maneira fidedigna as substituições ocasionais/temporárias acordadas pelos médicos vinculados ao hospital.

Em ofício de resposta, a SES informou que ficou acertado entre o corpo técnico da unidade de saúde que seriam executadas as observações e orientações explanadas pelo MPF na recomendação, “no que concerne ao preenchimento completo dos prontuários dos pacientes, bem como das fichas de atendimento ambulatorial de forma fidedigna, com clareza e induvidosa de todos os pacientes”. Além disso, os dirigentes do hospital se comprometeram a acompanhar e cobrar dos servidores responsáveis clareza e transparência nos registros.

No documento intitulado Parecer CSG-MPF, os dirigentes do Hospital Regional de Guarabira informaram, ainda, que o registro da frequência de todos os servidores já está sendo feito por intermédio de relógio de ponto digital na modalidade “facial”, sendo afastado em definitivo o registro na modalidade “manuscrita”; e que está em fase de implantação o preenchimento do “prontuário médico e ficha de atendimento ambulatorial” em formato digital. Quanto ao prontuário eletrônico do paciente, informaram que as irregularidades reportadas estavam sanadas, a partir da utilização do sistema eletrônico, como também estavam sanadas quanto a fichas de atendimento ambulatorial.

De acordo com o MPF em Guarabira, a direção técnica providenciou a orientação e conscientização da equipe médica quanto aos registros nos laudos para solicitação de AIH e espelho da AIH. Ainda segundo o Ministério Público Federal, no que pertine ao recomendado para o registro de maneira fidedigna das substituições ocasionais/temporárias acordadas pelos médicos vinculados ao hospital, a direção informou que com a implantação do relógio de ponto digital “facial”, o efetivo pagamento do plantão médico é feito ao profissional que consta na escala de plantão “e que converge com o relatório extraído do referido relógio de ponto digital”. Para o hospital, “o registro facial é a sólida base para se proceder com o pagamento do plantão médico”.

O Ministério Público Federal pode adotar providências judiciais em face dos dirigentes do Hospital Regional de Guarabira caso as medidas recomendadas não sejam efetivadas.

Inquérito Civil nº 1.24.005.000030/2016-54

Recomendação nº 6/2019

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Must Read

Governo lança edital para artistas impossibilitados de fazer apresentação

Governo lança edital para artistas impossibilitados de fazer apresentação Considerando a necessidade do isolamento domiciliar diante da pandemia de coronavírus (Covid-19), o Governo do Estado,...

Prefeita de Belém suspende feira livre da segunda-feira

Prefeita de Belém suspende feira livre da segunda-feira A prefeita Renata Christinne anunciou nesta quinta-feira (26), durante o programa institucional da Prefeitura de Belém na...