DestaqueMulher e BelezaSaúde

Semente de abóbora: alimento riquíssimo e versátil!

Você já experimentou semente de abóbora? Quase todo mundo sabe que a abóbora é um vegetal muito nutritivo, rico em carotenoides e antioxidantes. Mas e as suas sementes?

Além das propriedades encontradas no fruto, essa importante parte da abóbora normalmente é jogada fora: as sementes são extremamente nutritivas, e um dos alimentos mais ricos em fibras já pesquisados.

Propriedades da Semente de Abóbora

Excelente fonte de fibras, as sementes de abóbora são um excelente auxiliar na regularização do trânsito intestinal.
Abundante em triptofano. Este aminoácido converte-se em serotonina no seu corpo, garantindo bom humor e uma boa noite de sono.
Rica em magnésio. Este mineral é um relaxante natural, importante para o bom funcionamento do coração.
Possui elevados níveis de proteínas. Essencial para a saúde, é especialmente útil para quem deseja ganhar massa muscular.
Elevada presença de zinco. Este mineral reforça o sistema imunológico e também protege a  próstata.
Excelente fonte de ferro. Fornece energia ao seu corpo e colabora decisivamente na formação do sangue, facilitando o prolongar de uma vida saudável.

Incluem compostos de fitoesterol. Estes esteróis são importantes na redução dos níveis de colesterol. No universo das nozes e sementes, as sementes de abóbora possuem a 2ª maior concentração de esteróis, logo após as sementes de girassol e dos pistaches.

Semente de Abóbora para Pele e Cabelos

Rica em vitamina E (vitamina com reconhecida ação antioxidante), o consumo diário desta semente pode ser um coadjuvante no combate ao envelhecimento precoce, não só da pele como das todas as células do organismo. A vitamina A contida na semente também ajuda na saúde da pele.

O óleo extraído da semente de abóbora, usado tanto interna quanto externamente, auxilia no tratamento de queda de cabelo, quando combate o DHT (DiHidroTestosterona) — que é o hormônio que penetra nos receptores dos folículos pilosos, iniciando um processo de enfraquecimento e perda dos cabelos.

Como Consumir a Semente de Abóbora?

Encontramos a semente de abóbora de duas maneiras: com casca (a branquinha) e a sem casca (a verdinha). Prefira comprar a semente sem casca e crua. Você encontra em casas de produtos naturais.

Inclua as sementes aos legumes ou saladas verdes (se preferir dê uma tostadinha na frigideira antes).

Pode incluir na sua salada de frutas.

Triture as sementinhas e enriqueça a sua sopa.

Prepare um molho de salada: triture no liquidificador, semente de abobora, salsinha ou coentro, uma gema de ovo cozido e azeite de oliva.
Pode também tostar na frigideira com azeite de oliva e sal e comer pura. Enfim a criatividade é sua 🙂

Óleo de Semente de Abóbora

O óleo da semente da abóbora é prensado a frio e tem um sabor forte de noz. Ele  não deve ser aquecido a altas temperaturas para assim manter seus nutrientes. O óleo de semente de abóbora é cheio de antioxidantes, como a vitamina A, vitamina E, e zeaxantina. Possui também proteínas e ácidos gordurosos, rica em cucurbitacina uma substância que tem propriedades anti-inflamatórias, prevenindo doenças na próstata e no trato urinário.

Assim como a semente pura, auxilia no tratamento de queda de cabelo, combatendo o DHT. Nesse caso pode usar o óleo diretamente no couro cabeludo. Pode ser usado também na pele para hidratar e nutrir.

É fonte de gorduras insaturadas (ômega 6 e ômega 9), que auxilia na prevenção e controle de doenças cardiovasculares (porém cuidado com o desequilíbrio com o ômega 3!). Quando usado adequadamente, seu consumo auxilia na redução do colesterol e triglicérides.

 

 

 

Beleza e Saúde

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar