CidadesDestaque

Sebrae Guarabira promoverá curso de oratória destino a empresários, representantes de empresas e candidatos a empresários

O Sebrae Guarabira, vai promover um curso de oratória destinado a empresários, representantes de empresas e candidatos a empresários. O evento ocorrerá nos dias 25 e 26 de julho, na própria agencia do Sebrae local.

Além de ser sinônimo de retórica, a oratória é mais do que uma arte para falar em público, é uma ferramenta, por assim dizer, de informar, influenciar ouvintes, espectadores e em alguns casos telespectadores é um conjunto de técnicas que visam ao ato de falar em público mais adequado.

Comunicar-se bem é indispensável para qualquer carreira profissional. Mesmo para aqueles que trabalham em setores não responsáveis pela comunicação e apresentação da empresa, ter uma boa expressão é uma ótima tática para desempenhar seu papel e obter benefícios para crescer profissionalmente.

Apesar do alto conhecimento técnico, algumas pessoas não conseguem subir de posição na empresa justamente pela dificuldade de dominar a oratória. Se você não acredita na sua capacidade de liderança, quer desenvolver essas qualidades e não sabe como, continue a leitura pois temos uma solução para você.

Mas, antes mesmo de pensarmos na boa expressão como tática para crescimento, podemos pensar no início de uma nova carreira: a entrevista de emprego. Ter essa habilidade é estar um passo à frente dos concorrentes, já que isso transmite confiança, credibilidade e segurança nos seus conhecimentos. Nesse momento, a comunicação está englobando todos os seus aspectos. A fala, a escrita, a atitude e a exposição de valores transmitem quem somos e influenciam os que passam por nós.

O bom orador fala de forma fluida, inteligente e natural. Aplica os conceitos técnicos com linguagem simplificada. Conquista a atenção dos ouvintes com bom humor e simpatia. A elegância da boa comunicação ultrapassa o conteúdo. O próprio orador se torna o conteúdo como um todo, apresentando, argumentando e defendendo as suas posições.

Para conseguir desenvolver a boa comunicação e utilizá-la para impulsionar a sua carreira e a sua vida, a solução é dominar a oratória, que nada mais é do que se expressar bem, com retórica na fala e confiança para encantar o seu público com seus gestos e ações.

Talvez você ainda esteja em dúvida sobre a importância e a diferença que essa arte pode fazer na sua vida. Por isso, separamos 6 motivos que mostram por que você deve investir seu tempo e seus esforços para aprender técnicas de oratória. Confira!

6 motivos para dominar a oratória na sua vida profissional

1. Superar medos
Muitas vezes perdemos oportunidades na vida pelo medo do fracasso mesmo tendo condições para assumir uma posição melhor. Dominar as técnicas de oratória contribui para a superação do medo de ser julgado. Quem se expressa bem consegue ver o mundo com mais positividade e deixa a baixa autoestima de lado. Assim fica muito mais fácil se destacar no mercado.

Existem formas de como ter boa oratória e conseguir o interesse das pessoas em meio a um mundo tão hiperativo. Não significa que você precisa se transformar em outra pessoa e mudar completamente seu comportamento. De acordo com a sua personalidade, você pode desenvolver algumas maneiras de ter a atenção das pessoas.

2. Expressar ideias com clareza
Não conseguir expor os pensamentos para ser entendido é muito comum. Podemos ter um ponto de vista relevante e propostas eficientes, mas se não soubermos como apresentar nossas ideias, dificilmente conseguiremos ser valorizados e ouvidos. A boa comunicação facilita o entendimento e faz com que os superiores nos olhem com outros olhos.

3. Demonstrar características de liderança
Líderes precisam ser seguros, fortes, confiantes e confiáveis. Dominar a oratória conduz a essas características. Se você tem capacidade para gerenciar equipes pela sua experiência mas ainda não chegou lá, o caminho está na busca pela qualificação da sua comunicação pessoal e profissional.

Alguns aspectos da liderança nos levam a desenvolver boas práticas de como ter boa oratória. O bom líder tem a capacidade de inspirar as pessoas em todos os lugares que ela frequenta. Quando você sabe gerenciar de maneira correta suas competências, você tem um bom engajamento com as pessoas.

4. Saber persuadir
Portar-se em público e conseguir a atenção das pessoas é sempre uma tarefa árdua que requer muito esforço. Prender a concentração das pessoas em um mundo em que cada uma quer fazer várias coisas ao mesmo tempo, não é um desafio para qualquer um. Mas como fazer com que aquilo que vou transmitir seja mais interessante do que algo que ela esteja vendo em seu celular?

Quem domina a oratória tem um recurso importante para diversas situações da vida: a capacidade de influenciar e persuadir. Usando essas técnicas é possível ir muito além de apresentar o ponto de vista com clareza. Conseguimos vender nossas posições para o nosso público com facilidade, basta saber quais são as características das pessoas que estão ouvindo, quais são seus objetivos, anseios e crenças, informações obtidas por meio do estudo de público, um dos primeiros passos aprendidos na arte da oratória.

5. Transmitir credibilidade
O acesso à produção de conteúdo que temos hoje em dia facilitou a transmissão de informação e ideias entre pessoas. Por um lado, isso traz diversos aspectos vantajosos, entretanto facilitou a difusão de informações com erros graves. Essa facilidade baixou a taxa de credibilidade que temos em tudo que lemos, vemos e ouvimos, o que tornou ainda mais difícil alcançarmos posições de destaque.

Saber como usar a expressão em favor do que acreditamos é uma ótima solução para a falta de credibilidade que vemos por aí. Quando mostramos domínio de conhecimento e segurança, passamos tranquilidade e confiança para quem nos ouve. Assim fica muito mais fácil sermos levados em consideração, não é mesmo?

Outra maneira de transmitir credibilidade é utilizar dados para suportar suas opiniões. Quantas vezes já ouvimos alguém dizer sobre um assunto e depois ser desacreditado pelos dados, não é mesmo? Para não correr esse risco é importante saber como analisar dados, um assunto que tem ficado cada vez mais importante nas organizações modernas.

6. Melhorar o desempenho pessoal
Quem aprende oratória não aprende apenas formas de progredir no mercado. Quem sabe se comunicar sabe como se portar em todos os ambientes, inclusive nas relações interpessoais.

Impressionante, não acha? A boa comunicação consegue melhorar drasticamente o seu desempenho. Como você poderia liderar pessoas e equipes se ainda não sabe interpretar suas expectativas, desejos e transmitir metas e diretrizes?

Os interessados devem buscar informações no Sebrae Guarabira ou pelo fone (083) 991933372. As inscrições estão abertas!!!

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar