DestaqueSaúde

Saiba a importância do exame oftamológico na volta as aulas

Dr. George Luis fala dos cuidados com a visão no retorno as aulas

A visão é o sentido mais importante para o desenvolvimento físico e mental de uma criança. Quando a criança enxerga as ações, os gestos e o comportamento das pessoas ao seu redor, ela vai amadurecendo e moldando o seu caráter. Assim é de suma importância que os pais e os professores tenham atenção para com elas, pois um problema visual precoce pode ter uma consequência negativa para o resto de suas vidas. Normalmente, a criança tem a visão do adulto por volta dos 03 anos de idade e por volta dos 07 a 09 anos, e tem o desenvolvimento visual completo, então qualquer doença ocular antes dessa idade pode acarretar uma cegueira irreversível.

E quando os pais devem suspeitar que seu filho tem um problema visual?

Geralmente a criança tem um atraso no aprendizado na escola, tem preguiça de ler, ficam com os olhos vermelhos e referem dores de cabeça, ficam triste quando tem que ir para aula, leem de muito perto e ficam próximos à TV.

E os professores, como podem identificar um aluno com problema visual?

A criança tem um rendimento ruim no aprendizado, levanta e vai para mais perto do quadro, pede para ver as anotações do colega, aperta os olhos para enxergar melhor.

 Como o melhor tratamento da cegueira na infância é a prevenção, recomenda-se que o 1º exame oftalmológico para descoberta de erros de refração (miopia, astigmatismo, hipermetropia), estrabismo e ambliopia (olho preguiçoso) seja realizado por volta dos 03 anos de idade, quando a criança já sabe informar. Cerca de 4% das crianças com menos de 04 anos têm ambliopia e cerca de 22% delas com menos de 09 anos precisam de óculos para corrigir miopia, hipermetropia e /ou astigmatismo.

E o tratamento desses problemas oculares?

Vai de pender da causa. A miopia, o astigmatismo e a hipermetropia são tratados com o uso de óculos. O estrabismo com óculos, exercício ortopticos, cirurgia e uso de prismas e a ambliopia, com óculos e o uso de tampão ocular.

Para maiores informações você pode marcar uma consulta com o Dr George Luiz atende em Guarabira nas terças e quartas, no Centro de Olhos Santa Luzia (@centrolhostluzia), com marcação de consultas no telefone (83) 3271-1292 e também em João Pessoa, no Centro de Tratamento da Visão, na  Praça da Independência, 41, Centro com marcação no número (83) 2107-6262.

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar