Mulher e Beleza

Sabonete faz mal para a pele?

Você provavelmente já ouviu falar que a limpeza é uma etapa fundamental de qualquer rotina de cuidados com a pele. Não é à toa que ela deve ser sempre o primeiro passo. Mas, para a sua pele ficar saudável e bonita, não basta limpar com um sabonete qualquer: o produto usado deve ser indicado para o seu tipo de pele.

Pode parecer difícil, mas com algumas dicas simples fica muito mais fácil fazer a limpeza adequada para a pele do rosto e do corpo, sem agredi-la. Se você ainda tem dúvidas de como limpar a pele da forma certa e qual sabonete usar, a gente responde algumas das perguntas mais comuns sobre esse assunto. Vem conferir!
Antes de tudo: sabonete faz mal para a pele?

O uso do sabonete não faz mal e é importante para eliminar a sujeira e todo tipo de impureza acumulada na pele ao longo do dia. O sabonete também ajuda a remover o excesso de oleosidade e resquícios de maquiagem, que podem entupir os poros. Mas lavar o rosto ou o corpo mais de 3 vezes ao dia pode, sim, ter efeitos negativos.

Isso porque uma certa quantidade de oleosidade é normal e funciona como uma camada protetora da pele. Além disso, o excesso de limpeza pode desequilibrar o pH da sua pele e deixá-la mais exposta à ação de bactérias nocivas.
Posso usar sabonete corporal no rosto?

Não. O sabonete corporal foi feito para a pele do corpo, que pode ficar exposta a sujeiras mais pesadas ao longo do dia – por isso, ele é mais agressivo. Já a pele do rosto é mais fina e sensível e pode ser prejudicada pelo uso do sabonete corporal. O ideal é dar preferência aos produtos faciais para fazer a limpeza do rosto.

Você pode escolher entre as opções de sabonetes em barra ou gel e espuma de limpeza. Todos eles são indicados para o rosto e limpam a pele sem deixá-la ressecada nem causar reações alérgicas.
Como escolher o melhor tipo de sabonete para mim?

Depois de diferenciar o sabonete do corpo e o facial, é importante escolher um produto recomendado para o seu tipo de pele. Se a sua pele é sensível, é indicado usar um sabonete hipoalergênico, já que ele é menos propenso a provocar alergias ou irritações.

O sabonete para o rosto também deve ser diferenciado de acordo com o seu tipo de pele. Isso porque as peles sensíveis necessitam de sabonetes mais hidratantes, enquanto as oleosas se dão melhor com os produtos em gel. Já se você prefere as versões em barra, observe se os componentes são indicados para as suas necessidades.

Redação: Gabrielle Nunes

Beleza Extraordinária

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar