Política

Projeto de Lei institui Dia Estadual do Contador de Histórias na Paraíba

Aguardando a matéria ser sancionada pelo Poder Executivo Estadual , os contadores de histórias poderão ter um dia dedicado à profissão previsto no Calendário Oficial de eventos da Paraíba. O Projeto de Lei que foi apresentado pelo deputado estadual  Raniery Paulino (MDB), visa a construção na preservação e transmissão do saber e das manifestações da cultura popular através dos contadores de histórias.

De acordo com a proposta, a data será celebrada anualmente dia 18 de março, em homenagem a Luzia Teresa dos Santos, nascida no dia 18 de Março de 1911, em Guarabira. O projeto contempla todos os profissionais que se dedicam a preservar e a transmitir o saber e as manifestações da cultura popular.

Em reconhecimento e valorização, na Paraíba, a ideia é comemorar em 18 de março após o Pesquisador de Cordel e da cultura popular José Paulo Ribeiro, apresentar a história da  maior Contadora de Histórias da América Latina, a paraibana Luzia Teresa dos Santos.

O contador de histórias geralmente trabalha por projetos, de forma autônoma, e pode atuar em escolas, festivais, projetos públicos, livrarias, casamentos e outras celebrações em geral, além de empresas.

Dia Internacional do Contador de Histórias

O Dia Internacional do Contador de Histórias é comemorado em 20 de março, principalmente na Europa. É uma data de celebração mundial e coincide com o início da primavera no hemisfério norte, e do outono no hemisfério sul.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar