NoticiasSaúde

Nutricionista explica por que muda de cor a gema do ovo

Quando cozinhamos um ovo o calor move-se desde a casca até ao centro do ovo fazendo com que a solubilidade do da clara diminua à medida que esta aquece este processo força a entrada do sulfeto de hidrogênio para o interior da gema. Também é importante para a compreensão desde acontecimento o fato da gema também conter ferro que é libertado da fosvitina (proteína) através do aquecimento. Quando este entra em contacto com o sulfeto de hidrogênio na zona onde a clara e a gema se encontram ocorre uma reação química que produz o sulfeto de ferro.

O sulfeto de ferro apresenta uma coloração esverdeada, cinza, motivo pelo qual aparece o tom verde/cinza em torno da gema de um ovo cozido. Quanto mais tempo cozinhar o ovo, mais sulfeto de ferro é produzido e mais coloração esverdeada verá na gema.

Esta tonalidade verde pode aparecer no ovo cozido mesmo quando não está cozinhado demais, este acontecimento deve-se provavelmente à existência de uma elevada quantidade de ferro na água que usou para o cozinhar, produzindo-se o sulfeto de ferro mais rapidamente do que estaria à espera.

Embora seja  esteticamente desagradável é perfeitamente seguro para comer esta parte verde da gema.

Siga a Dra. Cleia, nas redes sociais:

Instagram: Cleia Loyola_Nutricionista

Wathsapp: 558498144696

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar