Mulher e Beleza

Maquiagem é sinônimo de beleza e pode proteger contra câncer de pele

Além de nos deixar mais bonita, a maquiagem é uma aliada na prevenção de um grave problema que é o câncer de pele. Com a intenção de oferecer praticidade, algumas marcas de cosméticos dispõem produtos que também tratam e ainda embelezam o rosto, pois contêm ativos e pigmentos que protegem e recuperam a barreira cutânea, prevenindo doenças como o câncer e também o envelhecimento da pele.

A dermatologista do Hapvida, Marília Aranha, destaca que o protetor solar com cor é uma ótima opção para proteger a pele, mas lembrou que ele precisa ser reaplicado a cada duas horas ou após suor em excesso. Ela informa que existem marcas que fabricam produtos de maquiagem com proteção solar como bases, pós, blushes e batons.

Marília conta que alguns protetores solares com cor têm uma cobertura muito boa, igual a oferecida por uma base. Eles possuem também textura mais seca e ainda existem os mais fluídos, que têm uma cobertura mais leve.

Os lábios, conforme a especialista, também precisam de um cuidado especial, pois podem ser alvo do câncer de pele. Ela recomenda a aplicação de produtos com filtro solar específico para essa região. Para essa área já existem produtos com fator 30, que além de hidratar protegem os lábios.

Dados – Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) revelam que o Estado terá 1.700 novos casos da doença este ano, sendo 60 do tipo melanoma e 1.640 não melanoma. Em todo o Brasil, segundo estimativas do Inca, serão 165.580 novos casos de câncer de pele, sendo 85.170 homens e 80.410 mulheres. Esses valores correspondem a um risco estimado de 82,53 casos novos a cada 100 mil homens e 75,84 para cada 100 mil mulheres, sendo o tipo de câncer mais incidente em ambos os sexos.

Dezembro Laranja – O Dezembro Laranja, mês de alerta para o câncer de pele, chama a atenção para prevenção e tratamento da doença e mostra que o excesso de sol e a falta de proteção podem acarretar sérios problemas à saúde.