Mulher e Beleza

Lavar o cabelo todos os dias faz mal?

Existem alguns casos onde a lavagem diária é indicada, porém é necessário estar atento aos produtos usado e a temperatura da água

Existe uma dúvida que ronda a cabeça de muitas pessoas constantemente: “É recomendado ou não lavar os cabelos todos os dias? Isso faz mal?”. Muitos consideram essa prática diária prejudicial os fios, deixando-os ressecados e consequentemente causando danos. Contudo, a outra parcela acredita que lavá-los todos os dias irá garantir cabelos saudáveis e limpos.

Este é um tema um pouco controverso, porque não existe uma regra rígida e unânime para todos quanto à assiduidade na lavagem. Isto porque o aconselhado na periodicidade dependerá de vários aspectos, como o tipo de cabelo, hábitos pessoais, além dos fatores externos como: prática de esportes, contato diário com água salgada e outros, que influenciam a frequência adequada de higienização deles.

O que predomina entre os especialistas é que comumente o ideal é haver uma certa alternância, ou seja, dar uma pausa, em média, de 1 a 2 dias para a lavagem. Cabelos secos podem realmente sofrer mais ressecamento se lavados diariamente devido à perda do óleo que recobre o escalpe (couro cabeludo). Já as pessoas que tem cabelos oleosos são mais propensos a higienizar o cabelo repetidas vezes por causa do acúmulo de gordura, suor e impurezas, agravadas pelo ambiente.

No entanto, é válido destacar que excesso de limpeza costuma remover a camada oleosa natural que protege e mantém o equilíbrio e a saúde do couro cabeludo, chamada de manto hidrolipídico. Esse processo constante favorece ainda o efeito rebote, ou seja, estimula a produção de mais oleosidade, o que prejudica aqueles que apresentam ou têm predisposição, por exemplo, a dermatite seborreica e a caspa.

Cuidados para quem lava os cabelos diariamente

Para quem quer optar em lavar os cabelos todos os dias a indicação é aplicar sempre produtos de qualidade e apropriados ao seu tipo de cabelo e sempre enxaguar bem, para evitar que resíduos permanecem nos fios. Além disso, é fundamental ressaltar que o exagero no uso de produtos na pré ou pós-lavagem tendem a deixar o cabelo mais rapidamente sujo e pedem mais limpeza.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar