Mulher e BelezaSaúde

Hortelã: Erva Poderosa para a Saúde

Conhecida por seu aroma único, a hortelã é uma das ervas mais usadas na culinária, acrescentando um toque de frescor único aos pratos. Sua característica verde e vibrante traz tabém um toque exótico bem interessante. A hortelã é amplamente utilizada em diversos produtos, como: goma de mascar, anti-séptico bucal, creme dental e cosméticos. Várias bebidas, sorvetes, xaropes, doces, molhos e muitos, muitos outros pratos usam a hortelã pelo seu aroma. Mais importante, porém, são as várias propriedades medicinais da hortelã, como as maravilhas que faz pelo sistema digestivo.

Propriedades da Hortelã
A hortelã, em sua composição, é rica em ferro, cálcio, magnésio, potássio, sódio e nas vitaminas do complexo B e C. Sem mencionar que esta erva é antioxidante e auxilia na conservação do colágenoda pele e cabelo.

O mentol, substância também presente na hortelã, é conhecido no combate a bactérias e como calmante para dores musculares, além de ótimo anestésico.

A hortelã é uma erva aromática que pode ser usada na culinária e para fins medicinais porque possui ação analgésica, antiespasmódica, afrodisíaca e analgésica, sendo um ótimo chá para tomar a seguir às refeições porque ajuda na digestão. Ela também tem ação anti-parasitária, sendo útil para combater amebas e giárdia

Benefícios da Hortelã
Auxilia no tratamento de gripes e resfriados, pois contém ácido ascórbico, mentol e tinol em sua composição, tendo uma ação expectorante e descongestionante.
Possui propriedades que ajudam a combater vírus e bactérias
Alívio de dores musculares
Ajuda na digestão
Auxilia no tratamento de diarreias, cólicas e dores estomacais
Melhora o hálito
Diminui sintomas de estresse, ansiedade e agitação por ter efeitos tranquilizantes.
Combate dores de garganta
Alivia alterações digestivas, pois esta planta tem efeito anti-espasmódico, capaz de diminuir cólicas intestinais e alterações digestivas, e anti-emético, aliviando náuseas e vômitos.
Combate a dor de cabeça, por ser vasodilatador e capaz de ativar a circulação
Limpa o sangue e ajuda na liberação de toxinas. É diurético e útil para eliminar resíduos corporais.
Bom para a saúde bucal. É consumida para restringir o mau hálito. Combate bactérias e germes na boca. Também protege os dentes e gengivas.
A folhas de hortelã podem aliviar dores musculares, dores de cabeça e até mesmo dores de estômago.
Quais as formas de usar a hortelã?
A hortelã in natura pode ser usada na culinária em temperos, além de ficar excelente para dar um toque especial no suco verde. Pode ser usada como tratamento na pele, na forma de chá, ou sob a forma de óleo essencial na aromaterapia.

Hortelã para a Pele
A hortelã possui propriedades anti-inflamatórias e é anti-pruriginosas — pode ser aplicada diretamente sobre áreas para aliviar coceiras. Pode também ser usada como purificadora para remover a pele morta, podendo ajudar a trazer brilho para a pele.

A hortelã é uma excelente fonte de antioxidantes e contém ácido rosmarínico, que ajuda a combater os radicais livres e protege a pele contra o câncer de pele. A hortelã pode também ser aplicada como tratamento para acne, devido ao seu efeito calmante e refrescante na pele.

Para tratar a pele com hortelã, a melhor forma é usar o óleo essencial de hortelã. Adicione uma gota na preparação da máscara de argila verde, no seu hidratante e tônico facial.

Hortelã para os Cabelos
O óleo de hortelã-pimenta tem uma variedade de propriedades que o tornam uma excelente opção para ajudar no crescimento dos cabelos.

O óleo essencial de Hortelã-Pimenta tem propriedades estimulantes. Ele penetra através da superfície do couro cabeludo e estimula os folículos do cabelo. Ele promove uma circulação sanguínea e o crescimento do cabelo. Proporciona raízes de cabelo mais forte, fornecendo uma nutrição adequada. Também ajuda na caspa e acalma o couro cabeludo.

Para tratar os cabelos com hortelã, a melhor forma é usar o óleo essencial de hortelã. Prepare um shampoo de hortelã e use o óleo vegetal com o óleo essencial para fazer massagens no couro cabeludo. Separe uma colher de óleo vegetal (jojoba, coco, amêndoas) e adicione 3 gotas de óleo essencial de hortelã. Misture e passe no couro cabeludo, massageie, aguarde 10 minutos e em seguida lave os cabelos normalmente.

Chá de Hortelã

Dentre os chás medicinais, o chá de hortelã é um dos mais nutritivos. Com seu aroma e sabor muito agradáveis, não perde as propriedades medicinais da folha ao ser preparado em infusão. O chá de hortelã-pimenta, além de ser extremamente saudável e seguro, é totalmente isento de cafeína (o que é ótimo para pessoas hipersensíveis). Além disso, fica uma delícia tanto quente quanto frio.

Como Preparar o Chá de Hortelã
Ferva 500 ml de água e coloque folhas de hortelã. Deixe em efusão por 5 minutos, coe e beba. Tome até 2 xícaras de chá de hortelã por dia.

Óleo Essencial de Hortelã

Dentre os vários óleos essenciais, destaca-se também o óleo essencia de hortelã-pimenta. Ele é extraído de toda a planta acima do solo, pouco antes da floração, por meio de destilação a vapor a partir da planta fresca ou parcialmente seca.

Benefícios do Óleo Essencial de Hortelã
Propriedades medicinais: analgesia muscular, problemas respiratórios, dores musculares, dores de cabeça, queimadura solar, estimulante da circulação local, expectorante, vasoconstritor periferico,
Indicações cosméticas: acne, celulite, varizes, manchas de pele (manchas de sol ou foliculite), crescimento capilar, antisséptico para o couro cabeludo. O óleo essencial de hortelã tem a capacidade de bloquear e deteriorar androgênios e consegue neutralizar o DHT no couro cabeludo, melhorando assim problemas com calvície.
Aromaterapia emocional: fadiga mental, depressão, medo e falta de atenção.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar