Mulher e BelezaNoticias

Hidratação para Pontas Espigadas

As pontas são o local mais fácil para ressecar, pois a hidratação natural do couro cabeludo às vezes nem chega até elas. Por isso, em determinadas situações, é importante ter um cuidado especial para que as pontas não fiquem espigadas ou ressecadas demais.

O uso de químicas, chapinha, secador e descoloração contribuem para o ressecamento. A falta de cuidados com os cabelos e a má alimentação também influenciam.

O cabelo da ponta é um cabelo mais antigo, sem brilho, fino e sem massa; ele merece uma atenção especial sempre.

Tratamento das Pontas Espigadas
Existem inúmeros produtos no mercado que prometem tratar as pontas ressecadas, mas eles nem sempre funcionam e ainda por cima são caros.

Para aquelas que não fazem questão de ter um cabelo comprido, o melhor tratamento é cortar as pontas. Mas para as que fazem questão de manter o cabelão e nem pensam em passar a tesoura, existe alguns cuidados para manter as pontas saudáveis.

Umectação
O melhor tratamento para as pontas espigadas é a umectação. Umectar é o mesmo que umedecer o cabelo. Umectar os fios com óleos vegetais ajuda o cabelo a repor nutrientes, combatendo o ressecamento, o frizz e a aspereza. Além do cabelo ficar com um brilho lindo, ele fica mais macio e definido. A umectação sela o fio do cabelo, mantendo-o hidratado por mais tempo!

Toda vez que for lavar os cabelos, passe o seu óleo vegetal preferido para a umectação, somente nas pontinhas. Não precisa passar muita quantidade (só umas gotinhas para umedecer), pois o fio precisa de pouco. Deixe agir por 1 hora e em seguida lave os cabelos normalmente.

Outra forma é deixar a noite toda e lavar pela manhã. Porém, isso não é inteiramente necessário já que com pouco tempo o fio já fica nutrido. O importante é que a umectação seja feita com frequência.

Os melhores óleos para a umectação são: óleo de argan, óleo de coco, óleo de abacate, óleo de jojoba, óleo de amêndoas e óleo de baobá.

Hidratação
Além das umectações, não dá pra esquecer de hidratar os fios semanalmente para repor a água e os nutrientes perdidos, porque se o cabelo estiver ressecado é evidente que as pontas ficarão esturricadas.

Vitaminas e Minerais
A alimentação influencia muito na qualidade do fio. A alimentação deve ser rica em gorduras boas e em proteína.

Se sua alimentação não for variada e nutritiva, inclua suplementação para os cabelos. Confira o post: Vitaminas e Minerais para os cabelos.

Receita Caseira para Hidratar as Pontas
Se sua máscara capilar não está funcionando, experimente essa receitinha para nutrir e regenerar as pontas.

1 gema de ovo
1 colher de chá de melado (também pode ser o mel)
1 colher de chá de máscara capilar
5 gotas de óleo vegetal (jojoba, coco, abacate)
2 gotas de óleo essencial de gerânio ou alecrim
Misture bem todos os ingredientes e passe apenas nas pontinhas, já com os cabelos lavados. Deixe agir por 20 minutos e em seguida enxágue bem. Finalize com o condicionador. Faça essa hidratação uma vez por semana.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar