segunda-feira, maio 25, 2020
Início Destaque FINAL DE ANO: Saiba como fazer uma deliciosa rabanada

FINAL DE ANO: Saiba como fazer uma deliciosa rabanada

 Peru, tender, farofa com uva passa, panetone… e a rabanada. O natal é uma das datas comemorativas mais ricas no quesito gastronomia, e muita gente espera o ano inteiro pela ceia e o almoço do dia 25.

 Como muitas das tradições, é difícil saber a origem real da rabanada e porque ela se instaurou como um prato típico do natal. Por ser feita com pão amanhecido, é provável que tenha sido criada para reaproveitar os pães (que são, inclusive, sagrados na religião cristã, visto as inúmeras vezes em que é citado na bíblia).

Segundo Luís da Câmara Cascudo, em seu livro “Dicionário do Folclore Brasileiro”, o nascimento deste prato é associado a Portugal, e os portugueses teriam trazido a tradição para o Brasil, então colônia. No entanto, é possível provar a iguaria em diversos países, como nos Estados Unidos (French Toast), na Inglaterra (Eggy Bread), e na França (Pain Perdu).

Outro nome dado à rabanada é de “Fatia da Parida”, isto porque acreditava-se que o doce auxiliava na produção de leite materno. Seja simples, com leite condensado, com chocolate, brigadeiro, ou qualquer outra complementação, a rabanada não pode faltar na mesa de muita gente no final de ano. Segue, então, uma receita básica da sobremesa:

Ingredientes

 

Rende: 16 fatias

1/2 lata de leite condensado

2 ovos batidos

1/2 xícara de leite

1 colher (chá) de baunilha

1 pitada de noz-moscada

16 fatias de pão amanhecido

Açúcar e canela a gosto

Modo de preparo

Preparo: 10mins › Cozimento: 20mins › Tempo adicional: 10mins de molho › Pronto em: 40mins

  1. Preaqueça o forno em temperatura média (180ºC) e unte uma forma retangular grande.
  2. Misture numa tigela grande o leite condensado com os ovos, o leite, a baunilha e a noz-moscada.
  3. Mergulhe as fatias de pão e deixe de molho por 10 minutos. Se o creme não cobrir totalmente as fatias, vire o lado na metade do tempo.
  4. Coloque o pão na forma e leve ao forno por 20 minutos, virando depois de 10-12 minutos. Retire e passe no açúcar com canela antes de servir.

A matéria completa você encontra no canal do Youtube da TV Mídia.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Must Read

COMBATE AO COVID-19: Cordeiro recebe desinfecção das principais ruas

COMBATE AO COVID-19: Cordeiro recebe desinfecção das principais ruas             A Prefeitura de Guarabira realiza na manhã desta sexta-feira, 22 de maio, a desinfecção das principais...

Secretaria esclarece divergências entre dados epidemiológicos

Secretaria esclarece divergências entre dados epidemiológicos   Prezando pela transparência e com a finalidade de informar à população de Guarabira, se faz necessário falar sobre a...

Governo inicia distribuição de três milhões de máscaras reutilizáveis nesta segunda

Governo inicia distribuição de três milhões de máscaras reutilizáveis nesta segunda O Governo da Paraíba inicia nesta segunda-feira (25) a distribuição das máscaras reutilizáveis adquiridas...