segunda-feira, maio 25, 2020
Início Eventos Exposição homenageia José Américo pela passagem de 40 anos de sua morte

Exposição homenageia José Américo pela passagem de 40 anos de sua morte

Exposição homenageia José Américo pela passagem de 40 anos de sua morte
No dia 10 de março, completam-se 40 anos da morte do romancista, político e sociólogo paraibano José Américo de Almeida. Para homenageá-lo, a Fundação Casa de José Américo (FCJA), em João Pessoa, realiza uma exposição sobre o seu patrono: “Exposição José Américo de Almeida”. A solenidade de abertura acontecerá às 10h desta terça-feira (10), com o presidente da casa, Fernando Moura, no hall do auditório da FCJA.

José Américo foi também professor universitário, folclorista e advogado. Como escritor, deixou romances, ensaios, poesias e crônicas. Mas será o seu lado prosaico, de dono de casa, que se destacará na exposição. “São 30 fotografias que mostram Zé Américo no cotidiano da sua casa – no pomar, na varanda, na sua rede. Ele em seu mundo particular”, diz o escritor Juca Pontes, curador da exposição – que ficará aberta até o fim deste mês, das 8h às 16h.

No texto de apresentação que ficará na entrada do hall, Fernando Moura escreveu: “Esta exposição, fragmento simbólico do patrono deste porto de memórias, pretende provocar nos visitantes instantes que possam traduzir vivências pessoais e pertencimentos coletivos. Ativar o vírus da curiosidade. Atiçar as brasas do conhecimento. Propositadamente, deixa a desejar. Busca, pela pitada do tempero, aguçar o paladar para o prato principal, que só pode ser degustado aos que frequentem o espaço como quem vai à feira, abastecendo-se de nutrientes sensoriais, regados pelas águas perenes de uma vida profícua”.

SECOM

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Must Read