Saúde

Doar sangue ajuda a salvar vidas e faz bem para a saúde

Imagine conseguir em apenas 40 minutos salvar quatro vidas. Para isso, não é necessário colocar a vida em risco. Muito pelo contrário. Estará ajudando ao próximo e também fazendo bem para a sua saúde. Para isso, basta um pouco de atitude. Estamos falando da doação de sangue.

No Brasil, cerca de 1,6% da população é doadora de sangue. Isso significa que a cada 1 mil habitantes 16 praticam este ato. A Organização Mundial da Saúde recomenda que 1% a 3% da população de cada país seja doadora.

Apesar dos números nacionais favoráveis, é sempre muito importante ter atenção sobre o assunto. Afinal, não pode faltar sangue para quem necessita.

Salvar vidas

Mas como é possível afirmar que o ato consegue salvar até quatro vidas? A explicação é simples. Após a doação, o sangue é centrifugado. Com esse material, é possível produzir até quatro componentes, que podem ser utilizados em pacientes diferentes, dependendo do tratamento realizado.

Benefícios

Além de ajudar o próximo, doar sangue também faz bem para a saúde do doador. Especialistas afirmam que o ato equilibra o nível de ferro no corpo, protege a saúde cardiovascular e, em alguns casos, reduz o risco de câncer.

Além disso, pode ajudar a perder alguns quilos, já que durante a doação ocorre a queima de algumas calorias. Outra vantagem: identificar possíveis problemas de saúde. Afinal, o sangue coletado passa por uma análise minuciosa. Com isso, caso algo seja identificado, o doador é informado e, consequentemente, exames são refeitos.

Quem pode doar?

Em um período de 12 meses, um homem pode doar até quatro vezes, com intervalo mínimo de dois meses. Já para as mulheres esse número passa para três, com o intervalo mínimo de três meses.

Antes da doação, é recomendado estar alimentado. Entretanto, deve-se evitar alimentos muito gordurosos.

Para se tornar um doador é simples. Basta ter entre 16 e 69 anos, peso mínimo de 50 quilos e ter dormido no mínimo 6 horas nas últimas 24 horas. É preciso ainda apresentar documento de identificação com foto.

Fonte: Terra

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar