Mulher e BelezaSaúde

Chá de Mulungu para Insônia e Ansiedade

Já ouviu falar em chá de mulungu?

O mulungu, também conhecido como canivete, bico-de-papagaio e corticeira, é uma planta medicinal muito eficaz no tratamento de problemas psicológicos relacionados com o estresse, deixando deixando a pessoa mais tranquila para desempenhar as tarefas diárias, devido à sua ação calmante, tranquilizante e sedativa.

A árvore de mulungu pode chegar a medir 17 metros de altura, suas flores são alaranjadas e em grande quantidade e seu fruto é achatado.

Todas as suas partes podem ser utilizadas para o consumo, mas o preparo do chá de mulungu, muito utilizado, é preparado a partir de suas cascas.

Benefícios do Mulungu

O mulungo é usado na medicina natural como um sedativo e calmante natural para problemas do sistema nervoso, incluindo o estresse, ansiedade e depressão. Como sonífero natural, possui efeito hepatônico, ou seja, tonifica, equilibra e fortalece o fígado, além de combater hepatite, obstruções, alto níveis de enzima presentes no fígado e esclerose.

O mulungu também alivia a tosse, ataques de pânico e transtornos compulsivos, sendo útil ainda para pessoas que sofrem de insônia e agitação durante o sono.

o Mulungu possui propriedades diuréticas, o que pode ser uma boa pedida para aquelas pessoas que, por conta da retenção de liquido, estão “inchadas”. Elas promovem a perda de líquido pela urina, o que resulta no efeito de “desinchar” o corpo. No entanto, os médicos recomendam cautela na hora de tomar o chá para esse fim, pois, se tomado em demasia, pode acontecer da expulsão de muito líquido do corpo, resultando em uma desidratação.

Ajuda a melhorar as dores, já que ele, ao ser ingerido, pode diminuir a sensibilidade do corpo contra possíveis dores, o que pode se tornar um aliado para aliviar desconfortos do corpo.

Composição química: o mulungu é uma planta composta por diversos compostos químicos importantes, entre eles alcalóides, taninos, flavonóides e isoflavonóide, entre outros.

Chá de Mulungu para Ansiedade

O chá a base de mulungu tem a capacidade de regularizar os batimentos cardíacos e a atividade hipotensora graças aos alcaloides presentes em sua composição. Além disso, funciona como sedativo, hipnótico e calmante dos nervos. Ajuda no tratamento de estados emocionais como histeria, neurose, ansiedade, agitação, depressão, ataque de pânico, epilepsia e compulsão devido às suas propriedades antidepressivas, hipnótica, sedativa e tranquilizante. Melhorando a ansiedade, em muitos casos ajuda a tratar a insônia.

Outras Indicação do Mulungu

Tratamento de doenças do fígado, devido a sua propriedade hepatoprotetora
Diminuição da pressão, por ter efeito hipotensivo e diurético
Diminuição dos sintomas da bronquite asmática, devido à sua propriedade antiasmática e expectorante
Tratamento de infecções e inflamações, como cistite ou gengivite, por exemplo, por causa das suas propriedades antibacteriana e anti-inflamatória.

Preparo do Chá
Ingredientes

4g de casca de Mulungu;
1 xícara de água fervente.
Modo de preparo

Colocar a casca de mulungu na água e deixar ferver por 5 minutos. Aguarde esfriar a pode tomar quentinho, se preferir. Evitar tomar o chá por muitos dias seguidos. Tomar uma xícara uma hora antes de dormir.

Outras formas de consumir o mulungu é através de tintura de mulungu ou cápsulas. Mas a forma em chá tem se mostrado mais efetiva.

Efeitos colaterais
Os efeitos colaterais do mulungu incluem sedação, sonolência e paralisias musculares. Além disso, o mulungu é contraindicado para pessoas que usam medicamentos anti-hipertensivos, pois podem baixar muito a pressão e causar hipotensão. Cuidado com o excesso do chá, não ultrapasse mais de 2 xícaras por dia.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também

Fechar
Fechar