terça-feira, setembro 22, 2020
Início Noticias Camila destaca Lei que cria na Paraíba a Política de Diagnóstico e...

Camila destaca Lei que cria na Paraíba a Política de Diagnóstico e Tratamento da Depressão

PREVENÇÃO
A deputada estadual Camila Toscano (PSDB) destacou nesta quinta-feira (10), Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, a Lei 11.388/2019, de sua autoria, que cria na Paraíba a Política de Diagnóstico e Tratamento da Síndrome da Depressão. A iniciativa tem o objetivo de detectar a doença ou evidências de que ela possa vir a ocorrer, visando prevenir seu aparecimento. De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde, a depressão atinge cerca de 5% da população paraibana, o que corresponde a 188 mil pessoas. Este ano, o tema escolhido para lembrar a data é “Trabalhando Juntos para Prevenir o Suicídio”.

Camila destaca que todos os anos, o suicídio aparece entre as 20 principais causas de morte no mundo, para pessoas de todas as idades. Só ele é responsável por mais de 800.000 mortes – o que equivale a um suicídio a cada 40 segundos. Dados do Ministério da Saúde mostram que são registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens.

Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estão relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e do abuso de substâncias. Com esses números, o suicídio encontra-se entre as três principais causas de morte em indivíduos com idade entre 15 e 29 anos no mundo.

A Lei de autoria da deputada Camila Toscano prevê ainda a realização de pesquisas visando ao diagnóstico precoce da depressão e seus distúrbios; evitar ou diminuir as graves complicações para a população decorrentes do desconhecimento acerca da depressão e seus tipos, bem como aglutinar ações e esforços para maximizar seus efeitos benéficos.

Também é previsto a identificação, cadastramento e acompanhamento de pacientes da rede pública diagnosticados com depressão; conscientização de pacientes e de pessoas que desenvolvam atividades junto às unidades de saúde estaduais e privadas quanto aos sintomas e à gravidade da doença e abordagem do tema, quando da realização de reuniões, como forma de disseminar as informações a respeito da doença.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Must Read

Entrevista completa com Camila Toscano

https://www.youtube.com/watch?v=OWYSMZE4C08   "Não digam que vão continuar o sonho de meu pai", diz Camila sobre uso da imagem de ZT https://www.youtube.com/watch?v=dBAV0DvgD8c   Camila diz que Oposição traz inverdades sobre...