Mulher e Beleza

Cabelo caindo da raiz: o que pode ser?

Sabe quando o cabelo fica fraco e começa a cair direto da raiz? Acontece mais ou menos assim: você vai lavar ou pentear os fios e, quando vê, uma grande quantidade de cabelo se soltou do couro cabeludo. Para outras pessoas, a queda acontece ao longo do dia – enchendo a casa de fios soltos.

A boa notícia é que você pode tratar o problema e acabar com a queda. A dermatologista Renata Ayd explicou pra gente porque isso acontece e o que fazer para evitar. Vem conferir!

O QUE PODE CAUSAR A QUEDA DO CABELO?

A principal causa da queda é a falta de nutrientes nos cabelos. A dermatologista explica: “Toda vez que temos uma deficiência de vitaminas, proteínas e minerais, os cabelos e unhas sofrem primeiro, porque vemos o crescimento diário destes. No caso dos fios, além de sentir a diferença de textura, vemos também a queda dos fios da raiz. Anemias, alterações hormonais e dietas muito restritivas são as principais causas”.

Além disso, ela explica: “A dermatite seborreica também pode provocar a queda. O controle da oleosidade do couro é primordial. Mesmo com fios mais ressecados, a raiz nunca deve acumular óleo. Ele sufoca as raízes e faz queda”. A médica lembra que penteados muito apertados e o uso frequente de chapéus e bonés também podem contribuir para a queda de cabelo.

PARA TRATAR O PROBLEMA, É IMPORTANTE SE CONSULTAR COM UM DERMATOLOGISTA

O lado bom é que, na maior parte dos casos, não é muito difícil tratar esse problema. O ideal é procurar um dermatologista, que poderá identificar a causa e te indicar o tratamento adequado.

Se houver falta de nutriente, a dermatologista Renata Ayd lembra que é importante ter acompanhamento de um nutricionista: “As dietas devem ser personalizadas para manter o nível de nutrientes e proteínas necessárias. Alguns minerais, como zinco e silício, são essenciais para a formação de novos fios”.

COM UMA MUDANÇA DE HÁBITOS, VOCÊ PODE TRATAR E PREVENIR A QUEDA

Tomando alguns cuidados com os cabelos, você pode evitar problemas como a queda dos fios. O primeiro passo é manter o couro cabeludo sempre limpo: “Para não ressecar muito os fios, principalmente os que usam químicas frequentemente, podemos alternar um shampoo com controle de oleosidade no couro cabeludo e mais hidratantes e nutritivos para as pontas e comprimento”, conta a médica.

Para garantir a limpeza total dos fios e do couro cabeludo, ela indica utilizar um shampoo detox ou antirresíduos uma vez por semana. Além disso, a dermatologista lembra que as “máscaras nutritivas e hidratantes nunca devem encostar nas raízes” e que é preciso tomar muito cuidado na hora de fazer alisamentos com formol ou usar fontes de calor, como secador e chapinha.

Redação: Gabrielle Barros Nunes
BELEZA EXTRAORDINARIA

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar