Mulher e Beleza

Bruna Linzmeyer usa babosa para secar espinhas; especialistas explicam se funciona

O gel da babosa tem diversos benefícios, mas as dermatologistas não indicam para todos os tipos de pele

A atriz Bruna Linzmeyer, 26 anos, contou alguns segredinhos de cuidados com a pele em entrevista à revista Glamour. Uma das dicas que se destacaram é o uso da babosa, também conhecida como Aloe Vera, que possui diversas propriedades medicinais.

Na entrevista, Bruna revelou que descasca a planta e retira o gel para passar no rosto. “O efeito é maravilhoso e muito curioso. Se você está com espinhas, ela seca a inflamação na hora e, quando a pele está ressecada, ela hidrata super bem”, disse à Glamour.

De acordo com Mônica Fialho, dermatologista e diretora da clínica Barraskin (RJ), os benefícios da babosa estão relacionados a efeitos calmantes, cicatrizantes e anti-inflamatórios. “No rosto é capaz de hidratar, cicatrizar e regenerar a pele, deixando-a com um aspecto mais jovem e saudável”, esclareceu a especialista.

Vale lembrar que a atriz tem espinhas de grau leve e neste caso a substância costuma ter bons resultados. Em acnes severas, por outro lado, o uso da babosa pode não ser benéfico e piorar ainda mais o grau de acne. “Se colocada em peles oleosas é capaz de piorar o quadro de oleosidade. Por isso, o gel da planta deve ser usado como coadjuvante junto com outros produtos para ter o efeito anti-inflamatório”, ressalta Mônica. O importante é consultar o dermatologista antes de usar qualquer substância na pele.

Como a babosa age na pele?

A babosa é rica em nutrientes como vitaminas A, C e E, vitaminas do complexo B, aminoácidos e minerais. No caso das espinhas, as propriedades antibióticas e bactericidas agem diretamente sobre a inflamação seja no rosto ou no corpo. Além de cicatrizante, a babosa tem ação adstringente capaz de limpar a pele e desobstruir os poros, e com isso elimina as impurezas que fazem surgir acne, espinhas e cravos.

Outro ponto positivo é que ela tem ação hidratante na pele devido a quantidade de água em sua composição. “Quando aplicada no rosto, sua ação emoliente rica em vitaminas age diretamente na pele devolvendo a hidratação perdida ao longo do dia”, explica a dermatologista.

Apesar dos benefícios, para que o paciente saiba quantas vezes o gel da babosa pode ser aplicado sobre a pele – a fim de tratar a pele ressecada ou espinhas -, procure primeiro um dermatologista. Segundo Daniela Neves, especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, há relatos de dermatite de contato e sensação de queimação causados pelo uso tópico do gel da babosa. Por isso, cada caso deve ser analisado individualmente.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar