NoticiasSaúde

Benefícios do Abacaxi

Gosta de apreciar um bom abacaxi? Além de ser uma delícia, ele hidrata o corpo e repõe as energias! O abacaxi é rico em nutrição, sendo uma excelente fonte de carboidratos e fibras alimentares. Ele é rico em betacaroteno, vitamina B, vitamina C, além de minerais como cálcio, manganês, zinco, potássio, magnésio e ferro.

Benefícios do Abacaxi

Controla a coagulação sanguínea: A bromelina possui efeitos na coagulação do sangue, auxiliando na sua redução. A bromelina possui alto peso molecular, capaz de ser absorvida pelo trato gastrointestinal produzindo ações anti-inflamatórias, podendo apresentar efeitos anticoagulantes e inibição da agregação plaquetária. Alivia os sintomas de angina e, por isso, inibe a coagulação do sangue e construção e remove placas nas artérias — o que é útil para a trombose, tromboflebite, varizes e aterosclerose.

Auxilia no controle do colesterol e triglicérides: A fruta é um ótimo remédio natural para diminuir os níveis de colesterol, pois ajuda a normalizar esta dislipidemia no sangue por ser rico em fibras solúveis que melhoram o trânsito intestinal e diminuem a captação do colesterol proveniente da alimentação. Além disso, por possuir fibras solúveis (que ajudam a diminuir a concentração de gordura na corrente sanguínea), contribui para baixar os valores de triglicerídeos no sangue.

Melhora o sistema imunológico: A vitamina C é fundamental para o bom funcionamento do sistema imunológico, prevenindo gripes, resfriados, doenças cardíacas e auxiliando no funcionamento das células brancas do sangue; elas são as principais células de defesa do nosso organismo. Além disso, a vitamina C é um potente antioxidante, que combate os radicais livres internos e externos ao organismo.

Melhora as condições do trato digestivo: A bromelina age no estômago desdobrando as proteínas alimentares, facilitando o melhor aproveitamento dos nutrientes, favorecendo e acelerando a digestão pesada. Devido ao alto teor de fibras, ajuda a prevenir a constipação e promove a regularidade intestinal.

Previne gripes, tosses e resfriados: A presença da bromelina é responsável por facilitar a expectoração. A enzima tem ação mucolítica, que dissolve o muco ou catarro dos pulmões, favorecendo uma limpeza geral e facilitando a expectoração. Ele também é indicado para pacientes que têm sinusite ou tosses crônicas.

Auxilia na recuperação do corpo após a prática de exercícios: o potássio possui papel fundamental no equilíbrio de eletrólitos do organismo, na contração muscular e cardíaca, melhorando o desempenho e evitando a fadiga de esportistas.

Melhora unhas, pele e cabelos: A bromelina suaviza a pele e tem sido usada para combater inflamações como a acne. O abacaxi é um poderoso antioxidante que combate os danos dos radicais livres melhorando assim cabelos, pele e unhas. É um excelente remédio caseiro para pele com lesões e para reduzir manchas de idade já que contém enzimas que compõem a elasticidade da pele.

Ajuda a preservar a memória: As substâncias presentes na fruta atuam diretamente nos nossos neurotransmissores, promovendo a melhora da renovação celular, preservando a memória e prevenindo doenças neuro-degenerativas como o Alzheimer.

Ótimo aliado da saúde bucal: O abacaxi não é um clareador natural dos dentes como dizem por aí. Mas por outro lado, seu consumo previne as placas bacterianas, reduz o risco de doenças periodontais e também de gengivite. Isso porque, a vitamina C presente na fruta é essencial para a boa saúde dos dentes, gengivas e ossos.

Ajuda a reduzir câimbras e regula a tireoide: Um dos fatores agravantes da câimbra é a deficiência de iodo no organismo. Por conter bons níveis de iodo em sua composição, o consumo regular do abacaxi é recomendado para reduzir as câimbras. Além disso, o iodo em conjunto com a bromelina, são indispensáveis para o equilíbrio da glândula tireoide.

Outros Benefícios:

Por conter celulose, ajuda no bom funcionamento intestinal.
Acelera a cicatrização dos tecidos.
Diminui a pressão arterial.
Auxilia no tratamento de pedras nos rins.
Combate viroses.
Combate anemias.
Auxilia no problema da retenção de líquidos.
Ajuda a perder peso.
Além de ótimo purificador do sangue, é diurético e ajuda a digestão.
Composição Nutricional do Abacaxi (100 g)

Bromelina, a “Super Enzima” do Abacaxi
As enzimas estão presentes em grande quantidade no abacaxi, sendo a principal delas a bromelina. O papel das enzimas é fundamental: elas servem para “quebrar” as proteínas, tornando-as disponíveis para o metabolismo.

No caso da bromelina, além dos benefícios da quebra de proteínas, foi demonstrado que causa efeitos sistêmicos diferenciados no corpo. Os efeitos comprovados da bromelina incluem: redução de dor de artrite e sinusite (remédios à base de bromelina são muito utilizados na Europa para esse fim), redução de inflamação e inchaço (inclusive inchaços provocados por lesão esportiva, picadas de insetos e até queimaduras), alívio de distúrbios gastrointestinais, além de muitos outros.

Existem também alguns estudos preliminares que comparam a bromelina a medicamentos utilizados em quimioterapias (5-fluorouracil), e que sugerem que o efeito antitumoral da bromelina pode superar o do medicamento em alguns casos.

A bromelina está presente naturalmente no abacaxi, principalmente no talo. Para obter doses maiores para fazer algum tratamento, pode-se recorrer aos remédios à base de bromelina. Nesses casos, deve-se obter orientação médica, já que existem prazos máximos para uso conforme a condição tratada.

Uma Dica Legal de Como Usar o Abacaxi

Além de comer a fruta in natura, ou até mesmo em sucos, uma outra ideia interessante é preparar gelo de abacaxi e gengibre.

O gengibre acelera o metabolismo, o que facilita a queima dos excessos alimentares. Também é perfeito para a desintoxicação do organismo, sendo considerado um poderoso anti-inflamatório, anticoagulante, antioxidante e bactericida. Enfim, o gengibre é tudo de bom.

Então, para fazer o gelo, faça um suco bem concentrado de abacaxi e gengibre. Em seguida, coloque a bebida em forminhas de gelo e ponha no congelador. Depois que congelar, use os cubos chupando-os como se fosse um picolé ou para gelar bebidas como água, suco, vitamina e água de coco.

Contraindicações de Comer Abacaxi
Os pacientes com gota, artrite reumatoide e úlceras pépticas devem consultar o médico ou nutricionista antes de consumir a fruta para que sejam orientados em relação a quantidade que pode ser ingerida sem riscos à saúde. Além disso, pessoas que fazem uso de medicamentos anticoagulantes devem evitar o consumo em excesso e fazer acompanhamento médico.

Ao contrário do que se pensa, quem sofre de gastrite pode sim consumir a fruta, desde que evite os excessos. O recomendado é que, seu consumo não seja feito isoladamente, e sim em conjunto com alimentos como castanhas, sementes ou vegetais, pois estes minimizam os efeitos da acidez no sistema digestório.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar