DestaqueNoticias

80% das pessoas mentem no ambiente virtual e especialistas afirmam que é preciso tomar cuidado com distorção da realidade

Você acredita em tudo que celebridades, influenciadores e até seus amigos e familiares postam nas redes sociais? Se a resposta for sim, tenha cuidado, pois você pode estar sendo enganado. Pesquisa da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, mostrou que 80% das pessoas contam ou já contaram algum tipo de mentira no ambiente virtual.

As psicólogas do Hapvida Joyce Pontes e Danielle Azevedo afirmam que as redes sociais são espaços em que a mentira tem se tornado cada vez mais uma prática comum, pois as pessoas não estão satisfeitas com suas vidas e tentam mostrar o que não são. Elas alertam que é preciso tomar cuidado com a distorção da realidade, pois individuo passa acreditar que a sua vida é aquela do ambiente virtual.

“Por se tratar de um espaço em que só se vê o que o outro permite se torna mais fácil ocultar informações, diferente de uma convivência real onde a vida desejada muitas vezes acaba fugindo do nosso controle, a realidade vem à tona com mais facilidade e os fatos se tornam mais transparentes”, afirma Joyce.

A especialista Danielle Azevedo ressalta que no ambiente virtual uma prática que envolve a mentira é quando um indivíduo tem o interesse de conquistar uma outra pessoa. “Nesse sentido, há um desejo de distanciar a pessoa que se é da que se tem a intenção de demonstrar ser. Decepção, trauma, dificuldade de aceitação da autoimagem, são vários fatores que podem levar uma pessoa a ter esse tipo de comportamento no ambiente virtual”, esclarece.

Um estudo feito pela Kaspersky Lab aponta que uma em cada dez pessoas distorce a realidade para ganhar ‘like’. Cerca de 24% dos homens temem que, se poucas pessoas curtirem suas postagens, os amigos acharão que eles não são populares, enquanto 17% das mulheres pensam o mesmo. Os dados apontam que 29% dos homens também admitiram que ficam incomodados quando alguém importante para eles não curte suas postagens.

Segundo a pesquisa, os homens são mais propensos que as mulheres a abrir mão da privacidade nas postagens. Cerca de 9% dos entrevistados publicaria fotos sem roupas, enquanto somente 5% das mulheres consideraram essa possibilidade.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar