Saúde

11 DE AGOSTO  Participação do pai é fundamental para garantir sucesso na amamentação 

O mês de agosto é marcado pelo incentivo à amamentação. Nos sete primeiros dias do mês é celebrada a Semana Mundial de Aleitamento Materno, que este ano trouxe como tema “Capacite os pais e permita a amamentação, agora e no futuro”. Neste domingo (11), data em que se comemora o Dia dos Pais, a médica do Hospital do Hapvida em João Pessoa, Ivna Soares Toscano, ressalta a importância da figura masculina na amamentação e afirma que a participação dos papais é fundamental para garantir o sucesso neste processo.

“Apesar da amamentação ser uma área de domínio das mães, os pais têm papel fundamental também. Pois são os parceiros dessas mulheres e igualmente responsáveis pelo sucesso da saúde do filho”, destaca a médica.

Para Ivna Toscano, toda a família deve estar envolvida no intuito de que haja sucesso no aleitamento materno. “O pai deve ser orientado e capacitado sobre o assunto para ajudar a mãe nessa fase mais cansativa, dividindo tarefas domésticas, dando apoio com as dificuldades que surgirem e dando suporte emocional a mãe. Como uma família, tudo deve ser compartilhado, inclusive a fase de adaptação da amamentação e chegada do novo membro da família”, explica.

A psicóloga do Hapvida em João Pessoa, Danielle Azevedo explica que a participação mais ativa do pai nesse início da maternidade, que inclui a amamentação, é fundamental para rotina da família. “O pai surge como um parceiro que vai auxiliar. É alguém que traz o suporte físico participando das atividades domésticas; emocional e psicoafetivo, sendo uma fonte de troca com a mãe e revezando as atividades enquanto cuidador”, destaca.

Tanto a médica Ivna como a psicóloga Danielle destacam que o pai cumprir a missão de um agente ativo na fase de amamentação é uma forma de também promover benefícios ao desenvolvimento do filho e fortalecer o vínculo com a criança, gerando um sentimento de tranquilidade na mãe e ampliando a qualidade no processo de amamentação.

Barreiras – Ivna Toscano ainda afirma que é preciso quebrar algumas barreiras culturais que propagam que o aleitamento materno é algo exclusivo e de responsabilidade da mãe. Para ela, os pais devem se envolver e participar ativamente em todos os processos de desenvolvimento do filho, principalmente apoiando e sendo um encorajador no sucesso do aleitamento materno.
“A amamentação traz alguns desafios à dinâmica familiar, pois a rotina da família muda bastante com a chegada de uma criança, por isso o pai é uma figura importante nesse processo, sendo um apoio para essa mãe nessa fase mais desafiadora”, aponta Ivna.

A psicóloga Danielle Azevedo afirma que amamentar é algo que envolve confiança, autoestima, saúde do relacionamento, sentimento de estar junto. “Essa configuração familiar se torna mais sólida em torno desse apoio que se dá para que a amamentação possua maior sucesso por meio da participação ativa do pai”, afirma.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar