Mulher e Beleza

Óleo Essencial de Eucalipto

O óleo essencial de eucalipto (Eucalyptus globulus Labill) é nativo da Austrália e se espalhou nos últimos séculos para outras partes do mundo, incluindo Índia, Europa e África do Sul. Embora muitos países produzem óleo de eucalipto em pequenas quantidades, a principal fonte de óleo de eucalipto para o mundo é a Austrália.

Propriedades do Óleo Essencial de Eucalipto
Antiviral (Influenza A, Herpes simples e Zoster)
Bactericida (Staphylococcus, Bacillus subtilis e Micrococcus glutatmious)
Fungicida (Cândica albicans)
Anti-inflamatório do sistema respiratório (Ajuda a diminuir a febre em caso de infecções)
Expectorante e mucolítico, para gripes, resfriados, tosse, bronquite, pneumonia, acúmulo de catarro, sinusite, infecções de garganta.
Antisséptico no sistema urinário e diurético — ameniza problemas como cistite e nefrite
Repelente, para mosquitos, pulgas e moscas
Diurérico e descongestionante

Composição do Óleo Essencial de Eucalipto
Os óleos de eucalipto são produzidos a partir de mais de 100 compostos diferentes. Seus principais componentes são a-pineno, b-pineno, a-felandreno, 1,8-cineol, limoneno, terpineno-4-ol, aromadendreno, epiglobulol, piperitona e globulol.

Benefícios do Óleo Essencial de Eucalipto
Melhora a exaustão mental e estimula a atividade mental, aumentando o fluxo sanguíneo para o cérebro. Melhora a concentração.

O óleo de eucalipto pode ser usado para tratar problemas respiratórios, como tosse, gripe, resfriados, congestão nasal e sinusite.

O óleo de eucalipto é indicado para pele oleosa. Reduz a secreção das glândulas sebáceas e ajuda no processo inflamatório, reduzindo acne e escoriações.

O óleo de eucalipto também estimula a resposta do sistema imunológico, permitindo que os glóbulos brancos do corpo absorvam os nutrientes necessários para lutar contra a doença.

O óleo de eucalipto alivia dores. Aplicação tópica de algumas gotas de óleo de eucalipto pode livrá-lo de suas dores musculares, inflamação, dores de cabeça e enxaquecas. O cineol presente no óleo aumenta a circulação sanguínea e relaxa os músculos. Também acalma instantaneamente seus nervos para lhe dar um alívio imediato da dor e da inflamação.O óleo de eucalipto também pode ser usado nos cabelos. Melhora a caspa reduzindo a queda de cabelo. Pode ser adicionado em shampoo e condicionadores.

Atua como repelente de insetos, eliminando as moscas, pernilongos e pulgas.
Purifica o ar, deixa o ambiente refrescante e limpo. Mata as bactérias e germes e causam doenças.

Como Usar o Óleo Essencial de Eucalipto
Existem diversas formas de usar o óleo essencial de eucalipto.

Para beleza da pele e cabelos: em cremes, óleos corporais, massagem, banhos, compressas, escalda-pés, argilas e shampoo.
Purificador do ar: difusor elétrico e borrifador (basta colocar umas gotinhas do óleo na água e borrifar o ambiente)
Doenças respiratórias: Inalação. Basta pingar umas gotas na água quente e respirar profundamente. Pingar 2 gotinhas no lenço de papel e respirar.
Para alívio da dor: fazer massagens no local. Use um óleo carreador (óleo vegetal) e acrescente algumas gotas do óleo essencial. Misturar e passar na pele.
O óleo essencial de eucalipto combina bem com: alecrim, zimbro, lavanda, hortelã-pimenta, cedro, lemongrass, gerânio, melaleuca, coentro, erva-cidreira, pinho, tomilho.

Contraindicações no Oso de Óleo de Eucalipto
Pessoas com pressão arterial elevada e epilepsia devem evitar o uso desse óleo.
O uso excessivo pode provocar dores de cabeça.
As mulheres grávidas não deve usar óleo de eucalipto.
Evitar o uso excessivo em crianças
O óleo essencial de eucalipto não deve jamais ser ingerido.

Comentar