Cavalgada de Santana reúne 500 cavaleiros em cidade do Brejo

por Michele Marques
comentário(s)

Cavalgada chega à Matriz e da uma volta na imagem de SantanaCerca de 500 cavaleiros participaram da 22ª Cavalgada de Santana na cidade de Bananeiras, no Brejo da Paraíba, neste sábado (27). A atividade integra a programação da Rota Cultural Caminhos do Frio 2013. O prefeito de Bananeiras, Douglas Lucena, e vice-prefeito, Matheus Bezerra, participaram da cavalgada.

A concentração aconteceu em Jaracatia onde os participantes aproveitaram para carregar as energias durante um café da manhã oferecido pela Prefeitura de Bananeiras. No percurso de 15 quilômetros, três paradas estratégicas estavam programadas. O encerramento aconteceu em um loteamento no Centro da cidade com uma feijoada oferecida também pela prefeitura.

“É uma mobilização na zona rural. Toda a cidade é ligada ao campo e esta é a maneira de reunir toda a população para brincar e fazer a festa. Coincidiu da cavalgada acontecer durante o Caminhos do Frio e hoje não tem mais como tirar da programação porque já está completamente integrada”, explicou o vice-prefeito Matheus Bezerra.

O cavaleiro José Barbosa Bezerra, que estava com toda a vestimenta para ocasião, carregava uma bandeira do Brasil e era responsável por guiar o grupo. Disse que espera pela cavalgada e que diferentemente dos demais cavaleiros, o seu cavalo não tem nome. “Não coloquei nome nele porque depois o nome sobra para o dono”, brincou José Barbosa.

500 cavaleiros participam de Cavalgada de Santana em BananeirasA Cavalgada de Santana teve início em 1992 e esta foi a 22ª edição da festa. “A ideia surgiu quando eu apoiava um candidato para prefeito da cidade e decidimos fazer a Cavalgada de Santana para abrir a campanha. Tornei-me secretário de Agricultura na época e inseri a cavalgada no calendário do município”, explicou Onildo Prazeres, um dos criadores da cavalgada.

Ele disse ainda que sempre imaginou que o evento se tornaria uma tradição na cidade por ser, desde os oito anos, vaqueiro e saber o que a prática representa para o homem do campo. Hoje é o seu neto, Onildo Prazeres Neto, que segue os passos do avô e desde os seis anos participa da cavalgada. Hoje Neto está com oito anos e muito animado com a cavalgada.

Em um dos momentos os cavaleiros passaram pela Igreja Matriz Nossa Senhora do Livramento e deram a volta na imagem da santa. Um dos momentos mais emocionantes do percurso. Neguinho do Aboiador e Jailson Aboiador foram responsáveis por fazer o aboio durante todo o trajeto. “Fazemos poesia que envolve o Sertão e Luiz Gonzaga. A inspiração vem da natureza e da força de Deus”, explicou Jailson.

O prefeito Douglas disse estar contente com a Cavalgada de Santana. “Ficamos satisfeitos com a acolhida e a integração da cidade com o campo”, disse. Cavaleiros de Serraria, Solânea e Borborema também participaram do evento. A programação do Caminhos do Frio 2013, na cidade de Bananeiras, encerra neste domingo (28) com o 1º Pedal do Frio Banana Biker.