Entretenimento

Artista plástica Alemã fará exposição de seu trabalho nesta quarta-feira (1)

O projeto denominado de “Meu Brasil” revela aos brasileiros a visão de um estrangeiro sobre o nosso cotidiano

A artista plástica alemã, Dominique Gartmann, prepara para esta quarta-feira (1) uma grande exposição de todo o seu trabalho artístico, reunido neste ano de 2001 aqui no Brasil. O projeto denominado de “Meu Brasil” revela aos brasileiros, sobretudo aos paraibanos, a visão de um estrangeiro sobre o nosso cotidiano.

Numa entrevista exclusiva a nossa reportagem, Dominique diz: quando, como e porque chegou ao veio para em Guarabira. “O motivo para vir e ficar no Brasil foi o falecimento de meu filho em julho de 2009. Em suma fiquei um ano, oferecendo um trabalho criativo e artístico voluntário na AMECC, Associação Menores Com Cristo em Guarabira na Paraíba.

Viajei para Bahia, Rio Grande do Norte e Pernambuco, e achei um Brasil que me levou para as ondas da minha tristeza. Vi um país de infinita beleza e riqueza, mesmo como um país de profunda pobreza e violência, e vi a capacidade do povo brasileiro de viver alegria e obter forças para sobreviver. Tudo isso me ajudou a aceitar melhor a minha dor e tentar sobreviver. E em tudo isso, o processo artístico e criativo para mim é meu meio de navegar.

“Meu Brasil” vai ser a minha dedicação ao Brasil, um país que amo muito. Com quadros, fotografias e objetos, quero expressar o meu olhar: paisagens, pessoas, alimentos e comida, reflexões sobre as condições de vida, assuntos religiosos e poesias em técnicas várias.

Este catálogo, que entreguei, foi feito em 2009, e alguns quadros vão participar na exposição, aqueles, que fazem parte do meu processo de luto e esperança.” Concluiu.

O local da exposição é na Associação Menores com Cristo, AMECC, nesta quarta-feira (1).

DOMINIQUE GARTMANN, nasceu 1962 em Munique, Alemanha

1983 – 1989 formação como restauradora em Munique

formação em fotografia, Munique

estudo de arte/pintura em Perugia, Itália

Desde 1989 trabalho livre como artista plástica, fotógrafa e restauradora

Desde 1995 também pedagogia de arte para crianças no “haus der kunst”, Munique  enfocando a promoção de criatividade

Desde 2005 também trabalho de ensinamento artístico na escola “Aton” em Munique

Desde 2010 também trabalho de ensinamento artístico na AMECC,  Associação Menores Com Cristo- abrigo para crianças carentes

EXPOSIÇÕES

1985    exposição coletiva no centro expositivo Della Rocca Paolina: “colori nel mondo” e na “galeria Papaia”, Perugia, Itália

1996    exposição pessoal  “pro-pack gmbh”, Munique

2001    exposição coletiva “Associação de Arte Gauting prefeitura” , Gauting, Alemanha

2002    exposição pessoal “11488″, Munique: “innenwelten” (mundos interiores)

2003    exposição pessoal “Schertlinstrasse 19″, Munique: “unity in the diversity” (unidade    na multiplicidade)

2004    exposição coletiva galeria unterhammer, trippstadt, Alemanha: “kleinkram” (coisas pequenas)

2004    exposição pessoal “ruffini”, munique: “innenwelten II” (mundos interiores II)

2005    exposição pessoal “galeria unterhammer”, trippstadt, alemanha: “unity in the diversity”

2005    exposição pessoal “t-raum”, munique: “einheit in der vielfalt” (unidade na multiplicidade)

2005    exposição coletiva “associação de arte gauting prefeitura”,  gauting, Alemanha

2005    exposição pessoal “galeria erz”, munique: “einheit in der vielfalt”

2005    exposição coletiva “associação de arte gauting prefeitura”,  gauting, Alemanha

2006    exposição pessoal  “l`ocean”, munique: “mar”

2006    exposição coletiva “associação de arte gauting prefeitura”,  gauting, Alemanha

2007    exposição pessoal “associação de arte neuried, galeria pequena”, Munique

2008    exposição pessoal “bkk landesverband bayern”, Munique

2008    exposição pessoal “namics”, Munique

2010    exposição pessoal “clinica cirúrgica bogenhausen”, Munique: dedicada ao meu filho

2010    exposição pessoal “frauenforum”(fórum para mulheres), Munique: dedicada ao meu filho.


Data Publicado em 1 de junho de 2011 por Davi Lambertine
  • Link:



Parceiros