Jovens discutem meio ambiente em ação educativa em Guarabira
o Fórum de Juventude de Guarabira surgiu da necessidade da juventude se reunir e dialogar sobre políticas públicas e seus problemas.
Jovens de Guarabira, organizados no Fórum de Juventude promovem evento de dois dias em comunidade do município para discutir a valorização e a preservação do meio ambiente. A atividade acontece nos dias 22 e 23 de outubro de 2009 em Cachoeira dos Guedes e envolve jovens das escolas e das comunidades.
Considerando que para ter uma vida saudável é preciso valorizar e preservar o meio ambiente o Fórum de Juventude de Guarabira (FJG) resolveu realizar uma atividade para a conscientização da população e dos poderes públicos municipais. A atividade acontece nos três turnos, durante dois dias, e é dirigida a crianças jovens e adultos da comunidade.
o Fórum de Juventude de Guarabira surgiu da necessidade da juventude se reunir e dialogar sobre políticas públicas e seus problemas. Nasceu, no dia 15 setembro de 2008, após a realização da I Conferência Regional de Políticas Públicas de Juventude, realizada em dezembro de 2007, em Guarabira, com o apoio do Projeto ATORES. Atualmente faz parte do FJG: Movimento de Adolescentes e Crianças (Mac); Fraternidade Cristã de Pessoas com Deficiência (FCD); Comunidade Talita; Associação de Menores com Cristo (Amecc); Grêmio Estudantil do Colégio Polivalente; Movimento Nacional de Luta Pela Moradia; Fundação CUCA; Grupos de Jovens em Ação (Gaja) e jovens que não estão ligados a nenhum grupo específico.
O Fórum tem pautado e realizado temas e ações importantes para a juventude em Guarabira, como o I Festival de Juventude de Guarabira, realizado em quatro escolas do município. Desde a realização da I Conferência vem discutindo sobre a criação do Conselho Municipal de Juventude e sobre a criação de uma Casa de Juventude na cidade de Guarabira, ano passado conseguiram uma emenda no Orçamento Público que garante a manutanção dessa Casa. Essa nova atividade acontecerá nos dias 22 e 23 de outubro, no distrito de Cachoeira dos Guedes, uma comunidade do município de Guarabira, com palestras, coleta seletiva, mutirão da limpeza, exposição e apresentações culturais. Toda a atividade foi planejada, organizada e desenvolvida pelos jovens.
Fóruns de Juventude com este estão sendo motivados e acompanhados pelo Projeto Atores desde o ano passado em outros municípios como Sapé, Pilões e Bayeux. ATORES – é uma articulação formada por cinco instituições que se uniram para trabalhar com as juventudes, tendo como foco o desenvolvimento local, em sete municípios paraibanos. Desde 2004 essas instituições vêm compartilhando uma experiência de gerenciamento conjunto de uma série de ações envolvendo sete grupos de jovens em sete municípios onde vivem e atuam esses jovens organizados e suas comunidades.
Essa atividade conta com o apoio do Projeto Atores, Prefeitura Municipal de Guarabira e da Escola Municipal Amália Teixeira de Carvalho e Escola Estadual Vigínio Guedes, ambas na comunidade de Cachoeira dos Guedes.
Projeto Atores

- Link:









